• Ale Noite GD

Semana 5 - Listagem de assets do jogo, SPIN e dores de cabeça por causa de botões no jogo


Bem vindo(a) a quinta semana de desenvolvimento do meu jogo, recomendo ver o meu video no youtube também (link), apesar de ser uma versão resumida deste post. Boa leitura!


Essa semana eu escrevi em tópicos e acho que fica mais prático de fazer e de ler, mas qualquer dúvida, lembre-se que você pode me chamar a qualquer momento :)

Resumo das últimas semanas:

Depois de falar das minhas motivações, escopo do jogo, definição do escopo do jogo, organização e planejamento do projeto em paralelo a várias coisas de Youtube, Blog, Redes Sociais defini que meu jogo seria de navinha e que documentei as telas que ele teria, boa parte da lista de analytics dele e boa parte do GDD do jogo.

Segunda: 11/03 - Adivinha...?

Se você vem me acompanhando já deve saber que por mais que eu queira, segunda está dificil trabalhar no projeto do meu jogo. Mas agora acho que só acreditando no divino para conseguir trabalhar no jogo segunda haha Bem, nada a declarar sobre isso. Alguma hora meus videos e a postagem do blog vão ficar magicamente prontos a tempo de lançar segunda e eu vou ter o dia livre só para trabalhar no meu jogo. SONHO.


Terça: 12/03 - Listagem dos assets do jogo

  • Dedetização de manhã, cortar cabelo, lavar louça que era uma MONTANHA GIGANTESCA já que eu tinha cozinhado um monte de coisas no dia anterior... Sim, eu sei cozinhar algumas coisas.

  • Listei os assets do meu jogo sempre levando em consideração a possibilidade de reutilização (por exemplo, preciso de 3 animações de morte diferentes ou posso fazer apenas 1 explosão e todos os inimigos terão essa animação ao morrerem? Preciso fazer um projetil diferente para cada inimigo ou eles podem usar o mesmo? Será que preciso de uma música para cada menu do jogo ou bastam 1 para menus e 1 para a gameplay? Etc. etc. etc. A lista final de assets então ficou dessa forma: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1toR_UiAROzvTaO08jtqtN9zwvt1akmqTOlprtmN6Sc4/edit?usp=sharing

  • Talvez precise de mais alguns assets, já que não sei EXATAMENTE o numero de inimigos e se meu jogo terão bosses por exemplo.

  • Adição de novos layouts referentes as telas do jogo (E deixei esse tutorial salvo para usar no futuro) https://www.youtube.com/watch?v=XhkgLCGhr8c

  • Aprendi a mexer melhor nas layers e organizei melhor na tela ingame e usei esse tutorial de referencia https://www.youtube.com/watch?v=Kxdxq5tuT3U

  • Pensei em comprar assets prontos para facilitar o desenvolvimento, mas descobri que esse valor não é para sempre, é por projeto comercial. E eu não quero me tornar refém dele em projetos futuros, por isso decidi fazer o meu próprio... E talvez vender na loja...?https://www.scirra.com/store/royalty-free-game-templates/advanced-menu-586

  • Estou usando o pomodoro e tem funcionado melhor no meu foco para trabalhar no projeto

Quarta: 13/03 - Pouquinho de programação e SPIN!

  • De manhã fiz meus exercícios, me arrumei, tomei meu café e comecei a trabalhar 11:00

  • Organizei um pouco meu projeto porque a lista de elementos que meu jogo vai ter vai ser grande. Por enquanto deixei "UI buttons" para elementos da User Interface (Interface do usuário), Game Mechanics (Objetos do jogo que não aparecem na tela) e GameCharacters (Ingame) que são personagens que vão aparecer na tela do jogo, inimigo ou jogador


  • Bem eu sei que meu jogo vai ter muitos botões então como vou trabalhar nas transições de telas e a maioria é feita através de botões, decidi começar por estudar como fazer modelos de botões que meu jogo possa vir a usar. Por exemplo, todo o botão de jogo, quando pressionado tem um efeito que indica ao seu jogador de que ele foi pressionado. Os botões em telas de jogos para celular simulam botões reais, e o que acontece quando você pressiona botões? Algum feedback de que foi pressionado (botão afunda, som de click, efeito luminoso...) Do contrário ele pode pensar que o botão está quebrado ou que não clicou direito.

Acho que não tem exemplo melhor da importância do feedback em botões do que aqueles que você pressiona para atravessar a rua para o semaforo ficar vermelho para os carros. Você aperta eles e nada acontece. Nunca se sabe se eles estão quebrados ou não por que não tem feedback depois de pressionados (nem sonoro nem visual). Portanto, ter botões com os devidos feedbacks ajuda a dar um ar mais profissional para seu jogo (além de evitar confusão de seus jogadores);

  • Descobri que o construct tem um objeto de botão pronto mas ele é básico DEMAIS. E bem, ainda não cheguei na direção de arte mas depois explico mais sobre isso e da importância que isso tem até nos botões do seu jogo;

  • Acabei esbarrando em várias coisas do construct e fui estudar melhor como eles funcionam "O que é container?", "O que é Instance Variables?" e outras coisas. Eu lembro que já vi isso na faculdade, mas não me lembro. E sim, eu disse que sou ruim em programação esse não é meu ponto forte e que estou aprendendo ainda 🙂 O bom é que a documentação do site é bem completa, e a maioria das informações que preciso eu encontro lá. Não vou ficar explicando cada um deles aqui, lembre-se de checar no site https://www.construct.net/en/make-games/manuals qualquer dúvida que você tenha caso esteja usando o construct. (E se estiver usando o Unity ou qualquer outra engine, também consulte a documentação deles).

  • Outra dica, é que caso não entenda a documentação, existe os fórums e também uma porrada de videos na internet ensinando a fazer um monte de coisas. Basta um pouco de persistência que você acha. Ah, consultar amigos também é válido, claro.

  • Encontrei o que eu queria, o exemplo é para inimigos, mas posso usar para botões também https://www.construct.net/en/make-games/manuals/construct-3/project-primitives/objects/families . Isso otimiza MUITO o seu código, então recomendo fortemente aprender a usar esse tipo de coisa. Existe uma regra na programação que se você está usando "CTRL+C e CTRL+V" existe outra forma de fazer isso de forma mais inteligente.

Quinta e Sexta 14/03 e 15/03 - Finalizando o botão



  • Salvem um backup no computador de vocês (deu problema para salvar no drive duas vezes...) Nada muito grave, mas costuma ser bom prevenir do que remediar;

  • Mexi mais com as famílias do jogo para entender melhor como isso funcionava no código e continuei mexendo no meu botão

  • Basicamente, todo botão básico deve ter:

  • Feedback visual de botão pressionado quando é tocado;

  • Feedback sonoro quando tocado;

  • A ação do botão só deve ser feita se o jogador tocou e tirou o dedo da tela enquanto seu dedo estava sob o botão;

  • A ação do botão não deve ser realizada se o jogador tocou no botão mas tirou o dedo da tela enquanto seu dedo não estava sob o botão e ele deve voltar a sua forma original (sem estar pressionado);

  • A ação do botão não é realizada se ele tocou fora da tela e sem tirar o dedo arrastou até o botão e soltou;

  • Tem algumas particularidades a mais, mas explicar aqui não compensa muito porque vai deixar vocês mais confusos do que esclarecidos... Me baseio nos botões que fazíamos na Tapps em termos de usabilidade.

  • Caso queira ver como o botão ficou https://alenoitegd.itch.io/jetpack-cow-shooter

  • Deram vários problemas no desenvolvimento dele quinta minha rinite resolveu atacar na parte da tarde e prejudicou um pouco o desenvolvimento (além de ser uma lógica mais complexa do que parece... Para mim.)

Depois ainda quero arrumar o probleminha de você segurar o dedo pressionado na pontinha do botão, mas esse vou deixar para resolver depois.

No final, ficou dessa forma:

...Complicado né?

E o que pretendo fazer nessa semana?

Direção de Arte e Sonora provavelmente... Também fazer o fluxo de telas completo com transições e já inserir a funcionalidade de alguns botões. No Trello tem a lista de tudo que ainda tenho que fazer, no Instagram, Twitter e Facebook também posto atualizações do projeto durante a semana, me siga lá, bora conversar :)

Um Grande abraço! :)

#Jogo001Navinha #GameDesign #Programação

AleNoiteGD.png
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
  • Google+ ícone social
  • RSS ícone social