• Ale Noite GD

Semana 2 - Fase de planejamento concluída, BIG Festival e dificuldades com youtube

Atualizado: 18 de Out de 2019


Bem vindo(a) a segunda semana de desenvolvimento do meu jogo, recomendo ver o meu video no youtube também (link), apesar de ser uma versão resumida deste post. Boa leitura! Tempo medio de leitura: 8 minutos


Segunda-feira (18/02)

Bem, o video da semana 1 deu bem mais trabalho do que imaginava e para conseguir subir ele na segunda, fui dormir 6:30 da manhã e acordei 9:30 para conseguir subir tudo corretamente às 14 horas. E logo depois de subir ainda fui fazer material de divulgação e divulgar ele. Era umas 17:30 quando fui dormir de verdade. Acordei em torno das 20:00 ainda bem cansado e a única coisa que fiz foi revisar minha estratégia porque não dava para isso se tornar rotina. Os videos não eram para atrapalhar tanto assim o desenvolvimento, e bem, eu perdi um dia por causa disso. O video ficou legal e tudo mais, aprendi muitas coisas novas fazendo ele, mas precisava me organizar melhor para o próximo video. Espero que algum dia eu consiga terminar pelo menos 75% das coisas de video e blog na sexta.


Terça e Quarta (19/02 e 20/02)

Bem, terça e quarta foram os dias que consegui trabalhar nessa semana. Em ambos os dias fiquei trabalhando com organização e planejamento por isso estou juntando os dois aqui. Lembra da tabela de definição de escopo? Ela estava começando a me deixar confuso, com relação a ordem das coisas e as necessidades de cada tarefa. O projeto de um jogo é muito multidisciplinar e as pessoas podem organiza-lo de diferentes formas, alguns preferem separar por áreas completamente, por exemplo: Game Design: - Tarefa de Game Design A; - Tarefa de Game Design B; - Tarefa de Game Design C...

Arte:

- Tarefa de arte A;

- Tarefa de arte B;

- Tarefa de arte C...

Programação: - Tarefa de Programação A;

- Tarefa de Programação B;

- Tarefa de Programação C... E isso funciona, mas demora mais para ver os resultados na tela do jogo, já que você está fazendo tudo separado. Por isso prefiro organizar por funcionalidades, assim consigo ver os resultados no jogo de forma mais rápida: Funcionalidade A: - Tarefa A (Game Design) - Tarefa B (Game Design) - Tarefa C (Arte)

- Tarefa D (Sound Design)

- Tarefa E (Programação)

Funcionalidade B: - Tarefa A (Game Design) - Tarefa B (Arte) - Tarefa C (Programação)

Funcionalidade C: - Tarefa A (Arte) - Tarefa B (Arte) - Tarefa C (Programação)

E além das funcionalidades também tem uma certa ordem que as coisas devem ser feitas e só a tabela estava difícil de visualizar isto. Então fiz um fluxograma no papel, e depois atualizei na tabela do excel lá no drive.


Além disso, dei uma automatizada na tabela do excel, tinha alguns cálculos que não estavam muito bons e no excel é sempre bom você usar fórmulas para que ele te ajude na hora de editar coisas. E me ajudou muito nessa semana já que mexi muito nas estimativas, datas e horas do projeto.

Eu terminei de fazer as subtarefas e estimativas para todas as atividades do jogo e até dupliquei o quadro para ter salvo em projetos futuros já que algumas atividades no desenvolvimento de jogos são necessárias para qualquer projeto. Aliás caso queira usar o meu quadro nos seus projetos, tem uma opção lá no trello que permite você criar uma cópia dele. E se meu quadro te ajudar, me avisa porque eu gostaria de saber! :) Semana passada tinha dito que trabalharia 6 horas por dia no jogo. Porém na verdade eu preciso também trabalhar um tempo na manutenção de redes sociais e pegar freelas pra entrar algum dinheiro. Então na verdade seriam 5 horas no projeto, 1 hora por dia em redes sociais, e em torno de 2~3 horas com freelas. E de sexta seria o dia dedicado ao video e ao blog.

O problema disso é que, segundo as estimativas eu só iria conseguir lançar meu jogo em julho. Eu fiquei meio assustado por que acreditem, meu jogo é pequeno, mas eu não quero lançar ele de qualquer jeito, até poderia lançar ele faltando algumas coisas que considero essenciais... Mas como a ideia é que algumas coisas da estrutura do jogo eu possa aproveitar em novos projetos, uma hora ou outra eu vou ter que fazer, fora que eu não quero prejudicar muito a qualidade do meu jogo. A tendência, é que nos projetos futuros eu demore menos tempo no desenvolvimento devido a curva de aprendizado e coisas que posso reutilizar do projeto atual. Mas mesmo assim, lançar em julho é muito tarde para mim.

Fora que você nunca deve confiar 100% em estimativas, porque nenhum ser humano é capaz de prever o futuro. Então, acredito que no melhor dos casos, lançaria o jogo na verdade em agosto.

Eu não sabia exatamente o que fazer porque parecia meio sem saída. Eu revisei as estimativas de tudo mas não teve muitas mudanças relevantes.

"E se eu chamasse alguém para ajudar no desenvolvimento?" Bem, foge um pouco do meu intuito que é fazer jogos sozinho e aprender coisas novas, além de que eu não tenho como pagar e não faço ideia do quanto meu jogo vai render financeiramente.

"E se eu cortasse mais coisas, mesmo considerando essenciais?" De fato tem coisas que eu posso cortar no jogo, como por exemplo localização do jogo em Inglês e Português. Mas isso prejudicaria a performance do meu jogo além de não ser muito trabalhoso nesse caso. Economizar umas horinhas não parece ser uma boa troca nesse e em outros casos.

"E se eu trabalhasse mais tempo e desistisse de fazer os freelas?"

Bem, ultimamente já não estou fazendo freelas mesmo. Estou tendo muito trabalho de redes sociais principalmente e o youtube tem me tomado muito tempo. Não tenho trabalhado somente 1 hora na manutenção de redes sociais como tinha planejado... E para compensar isso, todo o tempo livre estava dedicando ao jogo. Ou seja, zero para os freelas.

Como as coisas estão começando a estabilizar agora, é provável que eu começaria a trabalhar nos freelas nessa semana. Mas com essa mudança, ao invés disso, me dedicaria esse período também ao desenvolvimento do meu jogo.

Ou seja, ao invés de 5 horas de 2ªf a 5ªf, seriam 7 horas dedicadas ao jogo de 2ªf a 5ªf, o que daria um total de 28 horas por semana ao invés de 20. Com essa mudança, conseguiria terminar meu jogo em 4 meses ao invés de 6 meses.


O lado ruim disto é que não entraria nenhum dinheiro na minha conta até lá e minhas economias vão terminar em algum momento (chuto que economizando, dure até o final do ano). Mas vamos supôr que meu jogo seja um sucesso e eu consiga ganhar bastante dinheiro com ele, dessa forma nem vou precisar mais me preocupar com os freelas e me dedicar completamente ao que eu mais gosto de fazer, desenvolver jogos. E se der errado, bem, eu começo a fazer os freelas depois.

Aliás, enquanto pensava nessas soluções, estava mexendo no meu instagram e me deparei com uma postagem do jogo de um amigo meu, o One Beat Min que ganhou na categoria starter do BIG Festival do ano passado. O jogo ainda está em desenvolvimento e se vocês quiserem acompanhar, este é o link:

https://www.onebeatmin.com/

Isso me deu a ideia de inscrever meu jogo no BIG deste ano também, o prazo da inscrição é no final de abril e segundo minhas estimativas o mais essencial do jogo estaria pronto até lá. O BIG aceita jogos não publicados ainda, em desenvolvimento, por isso achei que seria uma ótima oportunidade de tornar meu jogo conhecido, ver os feedbacks dos jogadores, conhecer novos desenvolvedores e "levar a palavra" do Ale Noite GD para mais gente hehe. Isso se meu jogo passar... Pode ser que não passe, mas o que eu tenho a perder? Também eles dão premiações para os melhores jogos, mas acho dificil um jogo tão pequeno ganhar alguma coisa... Quem sabe no futuro?

Link para o BIG Festival: http://www.bigfestival.com.br/

Outra mudança foi que eu exclui "definir escopo" da tabela de estimativas (Apesar de ter concluído ela), porque essas ultimas semanas foi tudo muito confuso, não consegui seguir com uma rotina de trabalho corretamente por causa do blog, youtube e redes sociais tomando bem mais tempo do que acreditaria tomar... Então não tenho certeza de quanto tempo gastei nessa tarefa.

Quinta, Sexta e final de semana (21, 22, 23 e 24/02)

Novamente o youtube está me assombrando. Desta vez eu iria viajar na sexta a tarde e ficar o final de semana fora (voltando domingo a noite) então decidi começar a fazer o video na quinta feira para que desse tempo de fazer tudo.

Eu até que consegui fazer bastante coisas quinta, mas não trabalhei tão focado, fui testar algumas ferramentas de edição novas, novos ângulos... E na sexta mal deu tempo de fazer coisas do video já que tinha que arrumar as malas e organizar tudo aqui.

Durante a viagem cheguei a jogar alguns jogos de navinha, anotar algumas ideias no caderno, mas não foi muita coisa. Domingo eu cheguei umas 18:30, mas muito cansado. Porém estava tendo festa no vizinho e não conseguia dormir também. Fiquei trabalhando na metade da minha velocidade mais ou menos... Fui dormir às 23:00 e acordei às 7:00 no dia seguinte. Continuei fazendo o video, terminei, e agora (segunda, 25/02, 18:20) estou terminando de escrever para o blog.

Novamente o meu cronograma ficou um pouco zuado, mas como não tenho mais nenhuma viagem programada neste ano (nem sei se quero uma nova) é provável que isso não aconteça mais.

Mas e nesta semana? Nesta semana pretendo fazer as seguintes tarefas:

1 - PESQUISA DE MERCADO NAVINHA - https://trello.com/c/DgLJmPRX

2 - DEFINIÇÃO DE SENTIMENTO/EXPERIENCIA/AUDIENCIA - https://trello.com/c/YLDAGrDc

3 - CORE MECHANIC (Exceto implementação) - https://trello.com/c/Zd7uMUPs

Lembrando que as subtarefas foram convertidas em cartões separados no trello, as iniciais dessas tarefas correspondem a tarefa maior: EX: A tarefa : "PMN - Jogar top 3 jogos de navinha para celular e anotar detalhes conforme descrição" é referente a Pesquisa Mercado Navinha.

Ah e é claro, me deixa saber se você leu até aqui e o que achou! Muita gente falou do video mas só alguns falaram do blog, um grande abraço! :) (Se não quiser comentar por causa do facebook, você pode me mandar mensagem privada pelas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram)

#OrganizaçãoPessoal #Motivação #Jogo001Navinha #Organizaçãodeprojeto

AleNoiteGD.png
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
  • Google+ ícone social
  • RSS ícone social