• Ale Noite GD

Semana 1 - Organização e planejamento no inicio do desenvolvimento do jogo (e um pouco dos bastidore

Atualizado: 18 de Out de 2019


Bem vindo(a) a primeira semana oficial de desenvolvimento do meu jogo, recomendo ver o meu video no youtube também (link), apesar de ser uma versão resumida deste post. Boa leitura! Tempo medio de leitura: 17 minutos


Segunda-feira (11/02)

foi um dia incrível pois foi o inicio dessa jornada aqui. Eu acordei e o primeiro pensamento que se passou pela minha cabeça foi "caramba, será que deu tudo certo?" Eu levantei, fui direto pro computador. Havia deixado o video zero, que conta o que aconteceu antes do inicio desse projeto subindo pro youtube durante a madrugada de domingo(10/02). A primeira coisa que fiz foi ir direto para o computador, e lá estava, era só clicar no botão publicar e pronto não teria mais como se arrepender ou voltar atrás. Era minha primeira vez fazendo isso e a sensação era de alivio e de ansiedade, e alegria e medo, tudo junto... é dificil colocar em palavras. Mas nada é tão fácil assim, se você pensa que é só ligar a câmera, gravar qualquer coisa, upar pro youtube e vai chover inscritos. Não é bem assim que funciona: - Minha descrição está boa? - Como vai ser o título? - Minha postagem do blog está certa? - Está tudo ok com meu blog? - Está tudo ok com minhas redes sociais? - Como vai ser a thumbnail?

- Como configuro a tela final? - Qual vai ser a ordem, blog primeiro ou youtube? - Quais hashtags eu uso? E cada uma dessas coisinhas tomaram muuuito tempo, fui fazendo elas. Mas só fui apertar o botão de publicar 13:30. E aí pronto agora vou poder começar a trabalhar no meu jogo?


Que nada! A descrição tava sem emojis, eu coloquei do jeito errado e tive que procurar um tutorial e depois ajustar isso. Depois tive que ajustar a tela final porque o youtube não deixa configurar antes de publicar. Depois fui ajustar a Bio do meu instagram. E fazer minha primeira postagem nele. E depois foi a vez do facebook. No twitter eu apenas compartilhei. E aí depois precisava chamar as pessoas, ninguém vai te descobrir se você não fizer o mínimo esforço para ser encontrado, fui nos grupos de whats app, falei diretamente com os amigos, comecei a seguir um monte de gente no instagram, convidei pessoas para curtir a página do facebook, segui pessoas no twitter, mandei mensagem para alguns youtuber. Ufaa... Acho que posso trabalhar no meu jogo agora!


Errado! As pessoas te respondem, elogiando, criticando (e para a minha sanidade mental, todas as críticas foram construtivas, agradeço a todos vocês!) e aí fui responder todo mundo com o maior prazer, estava ansioso para saber o que as pessoas iriam achar de tudo isso, foi muito tempo planejando e muitos fantasmas na minha cabeça que tive que enfrentar sozinho para que isso ganhasse vida. Foi maravilhoso. Acho que isso resume minha segunda feira. Fui deitar 1 da manhã mas feliz pra caramba.

Terça e Quinta (12/02 e 14/02)

Bem, terça e quinta eu consegui avançar bastante no projeto, "mas o que aconteceu na quarta?" ja te conto. Os empecilhos de terça foram "coisinhas de redes sociais e youtube" e de quinta "Meu pai estava com dor nas costas e que felizmente não era nada demais, porém pegamos congestionamento para ir e voltar para casa". Fora isso, segue meu progresso na definição do escopo do jogo:

Lembrando que aqui vou contar o meu processo de produção, para um jogo de celular, pequeno e comercial. Talvez no futuro eu tenha dinheiro para me dedicar aos meus projetos maiores e mais artísticos (até jogos de tabuleiro talvez, tenho 3 projetos de tabuleiro na gaveta), mas por enquanto, quero fazer pequenas experiências que sejam divertidas por si só. E é claro, me ajude com algum dinheiro porque desde que eu sai da empresa não entrou nada na minha conta e eu não posso arriscar anos de desenvolvimento em algo sem certeza de retorno financeiro... Eu até posso saber sobre marketing, mas uma coisa é teoria e outra é a prática. Vamos ver se eu acerto com esses joguinhos primeiro, para então partir em voos maiores.

Já ouvi muito por aí que a coisa mais importante, o ponto inicial é a ideia do jogo mas acredito que depende e muito do seu propósito. Se você quer fazer um jogo para se expressar, um jogo mais artístico, não tem problema algum começar pela ideia, mas não reclame se ele não fez sucesso comercial ou se outras pessoas não gostarem dele. Porque se você fez o jogo exatamente como você queria e não se preocupou com a opinião alheia ou marketing para promover seu jogo, fica difícil ele ser um sucesso comercial (se não impossível)

Você também pode fazer jogos para promover marcas. Conhecidos como Advergames.

Você também pode fazer jogos para propagar ideias de cunho social (Gamesforchange.org, caso você não conheça)

Você pode querer fazer um jogo educativo.

Você pode fazer um jogo para dar de presente para alguém especial (porque não?)

E cada um desses tem seu próprio processo de produção, que apesar de semelhantes em alguns aspectos, em outros são completamente diferentes. Por exemplo, nos Advergames o game designer tem que pensar a experiência em torno da marca que ele está querendo promover e planejar como e onde essa promoção irá funcionar dentro do jogo de forma que torne uma experiência positiva para o jogador em contato com a marca.

Voltando ao escopo, tendo isso em mente, a primeira coisa que fui ver não era a ideia do jogo, mas sim prazo: "O que são 3 meses de projeto?"

- Vou trabalhar no jogo apenas 4 dias por semana (pq sexta, sabado e domingo, serão dedicados ao youtube, meu site e resto da minha vida)

- Então na verdade tenho 56 dias; - Que são 14 semanas; - Considerando que quero trabalhar durante 6 horas nesses dias*, tenho 336 horas disponíveis do projeto. (ainda estou pensando nesse número de horas, já que eu preciso começar a pegar alguns freelas para me manter financeiramente.


Ok, tendo estes números vamos ao próximo passo:

O que é indispensável ao projeto para publicar na google play? Começar pelas limitações é bom porque te dá noção do que é necessário para o projeto independente de como seja o jogo. Seu jogo pode ser a coisa mais maravilhosa deste mundo, mas se ele não tiver coisas básicas como um ícone ou descrição que vai na loja, ele não poderá ser publicado. Algumas coisas lembrei de cabeça, mas algumas olhei na própria loja (então se você vai publicar na steam por exemplo, siga o mesmo processo que eu, olha na loja e vai fazendo a lista). E não subestime essas coisas que apesar de serem obrigatórias, são de suma importância para que os jogadores cheguem até seu jogo pois essa é a primeira experiência que ele tem com seu jogo antes de sequer abri-lo. A minha lista portanto de itens indispensáveis foi:


Sim, eu sei que por exemplo Publicidade e Propaganda e Teaser não são obrigatórios, mas como quero um jogo comercial, é importante que outras pessoas conheçam ele. (Você pode ignorar isso caso queira fazer um jogo por puramente hobby/arte/estudo)

Já que independente do jogo essas tarefas estão confirmadas para o projeto, adicionei ao meu trello na coluna "Planejamento" (Que é a coluna onde coloco todas as tarefas planejadas para o projeto, necessárias para concluir o projeto atual. Qualquer tarefa não planejada para o projeto atual, fica na lista de backlog)


(Clique aqui para ir ao meu quadro no trello)

A única tarefa que não coloquei no Trello foi "O jogo em si" (Calma, eu vou fazer o jogo, já explico). Depois precisava ver quanto tempo essas tarefas demoravam, e como eu fiz isso? É simples:

Se for uma tarefa pequena é fácil saber quanto tempo leva para concluir só de olhar para ela (como por exemplo comprar licença para publicar na google play, é simplesmente eu ir no site e comprar).


Caso seja uma tarefa grande, o que você deve fazer é criar subtarefas para ela até que cada passo dessa tarefa seja pequeno e claro o suficiente para conseguir fazer estimativas do todo porque quanto menor, mais fácil de prever o tempo que demora e evita esquecer de etapas dentro da tarefa. Em teoria toda tarefa pode ser dividida em tarefas menores, mas o ponto ideal é aquele em que você olhe todas as tarefas e tudo esteja claro de como vai ser feito. Caso você possa esquecer de algum detalhe, anote também, uma tarefa pode demorar 2 minutos enquanto que outras 3 horas, estando claro é o que importa. No meu trello por exemplo, chamo essas tarefas grandes de "BIG Features" e elas possuem a tag preta no quadro dentro delas coloco uma checklist com as subtarefas. O motivo dos itens da checklist terem a inicial da Big Feature é que quando for fazer elas de fato, irei usar uma funcionalidade do trello que converte checklist em outros cartões individuais, dessa forma consigo organizar melhor minha semana.

Para exemplificar o processo de dividir em subtarefas, vou contar sobre o ícone do jogo:

O que é fazer o ícone de um jogo? Um ícone não é só a representação gráfica quadrada do que é seu jogo, provavelmente essa vai ser a primeira coisa que seu possível jogador vai ver antes de clicar nele para baixar. Por isso ter um ícone chamativo, chama mais atenção das pessoas na loja, que clicam mais no jogo e que por consequência fazem mais download. Como na google play vários ícones ficam lado a lado, é importante que o seu se destaque de alguma forma e por isso a primeira tarefa é: - Pesquisar concorrentes

Depois disso, devo fazer alguns esboços do ícone pensando em como ele pode ao mesmo tempo que representar meu jogo se destacar dos demais. Nunca é bom fazer uma única solução visual para algo tão importante quanto o ícone, por isso escrevi esboços no plural* (Idealmente deveria ter definido um valor mínimo já que esboços podem ser 3, 10 ou 47 esboços... Esse tipo de detalhe é muito importante quando se está trabalhando em equipe)

O próximo passo é tentar validar esses esboços com alguns amigos de preferencia artistas que sabem sobre ícones de jogos. Ou alguém que se aproxima disso, não digo para testar com seu público por que ainda é um esboço.

Depois disso é arte finalizar o ícone e tentar variar um pouco nas cores e detalhes e novamente validar com os artistas (ou com seu público dessa vez).

E é claro, depois disso, corrigir qualquer problema e exportar no tamanho correto.

E isso conclui a tarefa do Ícone. Logo em seguida olhando para cada tarefa sabia quanto tempo levaria mais ou menos e particularmente não gosto de deixar marcado o tempo tarefa por tarefa, prefiro marcar no geral. E ao todo acredito que vou gastar 2 dias na tarefa ícone. Lembrando que se é uma tarefa que você nunca fez na vida, consultar alguém que já tenha feito, pode te ajudar a ter uma melhor noção do processo e atividades envolvidas.


E é claro, eu poderia levar uma semana no ícone, e fazer vários esboços, e várias artes finais diferentes e revisar várias vezes, mas acredito que para um projeto tão pequeno quanto este de 3 meses que estou fazendo, 2 dias seja o suficiente. Dependendo do escopo do seu projeto, talvez você queira gastar mais ou menos tempo nisso.

Bem, tem várias outras tarefas indispensáveis e eu repeti o processo para cada uma delas, então recapitulando:

Reflito sobre ela e sua importância/relevância;

Anoto as tarefas necessárias para sua conclusão;

Consulto algum amigo se não tenho noção ou esteja incerto das tarefas que pensei serem necessárias, pode ser que você esqueça de alguma;

E então faço a estimativa de tempo.

Ao todo, deram 17,2 dias de trabalho nas tarefas indispensáveis, com exceção de uma que é bem importante. Adivinhe? O jogo em si. E isso é porque jogo é tão grande e complexo, que eu tenho que dividir ele em tarefas menores e pegar essas tarefas e dividir em tarefas menores ainda para conseguir estimar tudo.

Sobraram 38,8 dias de trabalho para o jogo. E na hora de listar as tarefas para o jogo é importante que você liste elas em ordem de prioridade. Vamos supor que você já tenha algumas ideias "ah eu quero que meu jogo seja multiplayer" "eu quero que ele tenha 20 personagens" "Eu quero que ele tenha 100 fases" etc.

Mas a pergunta que você deveria estar fazendo aqui é "meu jogo precisa de multiplayer?" "Meu jogo precisa de 20 personagens, ou será que 5 já não resolvem?" "Será que preciso de 100, ou 30 fases já não é um bom número para começar?" enfim, quando se trata de jogo, principalmente para celular, é muito comum ele ter updates com o tempo. A versão 1 do jogo, costuma ser o que as pessoas chamam de "MVP" Minimum Viable Product. Que é o "Produto Minimamente Viável", ou seja, é a experiência do seu jogo em sua essência, é o mínimo necessário para entregar a experiência do seu jogo e validar se vale a pena investir mais tempo e esforço nele. Porque no final das contas, vamos supôr, você fez o jogo, multiplayer, 20 personagens, 100 fases, etc, e então você lança o jogo e ele é um fracasso. Os jogadores desistem na fase 50, não usam nem metade dos personagens e preferem o modo single player. Percebe que todo o trabalho de features extras foi um desperdício de tempo e esforço? Se a equipe tivesse lançado o jogo menor e adicionando coisas aos poucos, os resultados seriam melhores, porque a partir do momento que você lança o jogo os jogadores respondem aquilo que eles mais gostaram e mais odiaram da experiência do jogo, e você como desenvolvedor, pode focar os esforços em fazer updates no jogo que farão mais sentido de acordo com os feedbacks do jogador com muito mais assertividade do que ter inúmeras coisas no seu jogo sem que você tenha validado sequer o mais simples, o coração do seu jogo.

A lista de tarefas importantes que defini foram :


E a lista de menos importantes (também conhecido como "ideias que surgiram mas que vão para o backlog") ficou:


Não gastei tempo estimando essas tarefas menos importantes já que não vou fazer elas no projeto atual. O ideal é que você estime apenas aquilo que vai trabalhar e não acumule muito, já que as pessoas aprendem coisas novas e com o tempo, a tendência é que você consiga fazer as coisas com mais eficácia e menos tempo.

E calma, eu sei que são muitos termos diferentes e estrangeiros mas eles são comuns na indústria. Se você não entendeu alguns deles, não se preocupe porque esse projeto vai passar por cada uma dessas features individualmente e você vai aprender o que é cada uma delas na prática. Lembra de me seguir nas redes sociais também para não perder nada.

Quarta-feira (13/02) Fui comprar equipamentos novos para o canal com dois amigos meus, ambos trabalham com áudio (e isso inclui áudio para games) um deles trabalhou comigo na Tapps (o Passos) e o outro (o Will) conheci no SPIN que é um evento mensal que reúne desenvolvedores de jogos de São Paulo, e se você é de São Paulo recomendo muito aparecer por lá. Abaixo vou colocar os links: Soundcloud do Passos: https://soundcloud.com/passosteps-1 Canal do Will: https://www.youtube.com/channel/UC-NGQH-jF9IiH82kXy-XWWA Fanpage do SPIN: https://www.facebook.com/spindevs Eu moro bem longe de onde a gente foi (Teodoro Sampaio) e como fazia meses que não via o Passos (e também estava cansado de ficar praticamente o dia inteiro na frente do PC, decidi ficar batendo papo até a noite e compensar no dia seguinte). Nesse dia não avancei no jogo, mas meu canal ganhou coisas novas (ja conferiu e comparou os videos #00 e #01?)

Sexta e final de semana (15,16 e 17/02)

A Ansiedade de ter um canal, um site, conversar com várias pessoas, conciliar o jogo com a parte de social media, com minha vida pessoal me deixou bem animado mas ansioso também. Estava tão ansioso que eu dormi nesses dias em torno de 5:00 a 6:00 (acordando sem despertador), sendo que o meu normal é dormir de 7:00 a 8:00 horas por noite. Eu não senti quase nenhum cansaço esses dias, muito pelo contrário! Porém na sexta, meu corpo e minha mente decidiram cobrar e eu fiquei bem letárgico. Minha ideia era escrever o roteiro, gravar e começar a edição tudo na sexta. Deixando o restinho e detalhes para final de semana. Mas o que aconteceu foi: Sexta: Passou da meia noite e eu ainda estava escrevendo o roteiro; Sábado: Terminei o roteiro perto meio dia, comecei a gravar a tarde mas só terminei de gravar a noite (editei uma parte do áudio também) Domingo: Foi o dia inteiro editando. Tive que "ir dormir" (leia-se cochilar) às 6 da manhã para acordar às 9:30 para terminar os detalhes da publicação (thumb, descrição, titulo, etc) No momento estou escrevendo para o blog (18/02 - Segunda, 13:08). Espero que isso não se torne rotina, eu gravei coisas demais para um video de 10 minutos durante a semana, meu computador de vez em quando travava na edição... Enfim, tenho algumas ideias do que fazer nessa semana mas estou um pouco preocupado com isso. Não quero que isso se torne rotina.

Mas e semana que vem? Com audio e iluminação melhores não tenho mais que me preocupar com isso tão cedo, não vou ter que gastar tanto tempo com redes sociais como na primeira semana já que o começo, exige algumas coisas extras, não vou cometer os mesmos erros dessa semana, como por exemplo os emojis errados da descrição do video, esquecer de desenhar a thumb, gravar mais de 10 horas para um video de 10 minutos... Enfim, espero portanto conseguir me dedicar mais ainda ao desenvolvimento, terminar essa parte de planejamento e organização e começar a colocar a mão na massa do projeto.

Ah e é claro, me deixa saber se você leu até aqui e o que achou! Muita gente falou do video mas só alguns falaram do blog, um grande abraço! :) (Se não quiser comentar por causa do facebook, você pode me mandar mensagem privada pelas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram)

#OrganizaçãoPessoal #Motivação #Jogo001Navinha #Organizaçãodeprojeto

AleNoiteGD.png
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
  • Google+ ícone social
  • RSS ícone social